Itu Casa Decor 2010
Banheiros Públicos


Os projetos para os banheiros públicos da mostra Itu Casa Decor, seguiram uma linguagem contemporânea aplicada em três estilos diferentes.

O banheiro masculino segue um design urbano e sofisticado, onde predominam elementos geométricos. O resultado foi obtido através da mescla de diferentes tendências; o retrô do grafismo dos revestimentos e das fotografias de objetos antigos, o luxo do papel de parede italiano preto fosco com textura de fibras, das cubas e metais cromados e das persianas prateadas reveladas pela transparência dos xales e, por último, a rusticidade do cacto e do acabamento das paredes em cimento queimado (técnica desenvolvida pelos arquitetos para evitar o brilho e as fissuras e obter variação de tons). A atmosfera noturna é criada pela iluminação à meia luz e pelo degradê de cinzas.

O banheiro feminino segue uma proposta romântica e delicada. Através do uso de tons pastéis, louças brancas e arredondadas, motivos florais nos revestimentos e cortinas, vidro serigrafado branco e do papel de parede acetinado com listras finas, criou-se um ambiente leve e fresco. O espelho entalhado e o mármore travertino conferem ao ambiente um ar clássico e tradicional em contraponto às luminárias de vidro, os metais cromados e as gravuras que revelam sua modernidade. A iluminação é difusa e acompanha as formas orgânicas do espaço, criando uma atmosfera aconchegante.

O banheiro adaptado aos portadores de necessidades espaciais foi construído buscando soluções sustentáveis: a iluminação zenital é natural, obtida através de uso de cobertura translúcida e forro em fibra, cuja estrutura fez uso de madeiras de demolição. O piso - que simula um deck - é cerâmico; o jardim vertical do hall beneficia o microclima do ambiente elevando a umidade relativa do ar. O mosaico foi desenvolvido a partir de cacos de porcelanato reaproveitados e as luminárias foram concebidas pelos arquitetos, que reciclaram peças descartadas de lâmpadas e luminárias.